O curso de paternidade responsável é um método de ensino que visa aprender as habilidades paternais que a criação de uma vida exige. Afinal, o pai é uma figura de extrema importância para uma criança.

Desse modo, é essencial se preparar para cumprir esse papel com dedicação. Assim, você vai saber os motivos que tornam esse curso importante e quais os efeitos dele sobre a vida dos pais que se inscrevem. Acompanhe!

O que é paternidade responsável?

A importância de um pai

No Brasil, um dos maiores problemas sociais que ocupam altos índices nas pesquisas do IBGE, é o abandono parental. Estima-se que mais de 80 mil crianças vivem sem possuir a presença e o apoio dos pais. 

Porém, quando o problema não é a ausência total, há a questão da contribuição paterna. Afinal, apenas contribuir financeiramente na vida dos filhos, sem afetividade e divisão igualitária de tarefas entre pai e mãe, não é suficiente.

Dessa maneira, o governo federal instituiu na Constituição, o princípio da paternidade responsável, que se baseia na dignidade humana e na afetividade. Ou seja, o ideal é se tornar um pai que ofereça base afetiva, financeira e moral aos seus filhos. A seguir, confira a importância de fazer este curso.

Aprender a ser responsável

Acima de tudo, ser pai exige compromisso em todas as fases de vida do filho, desde o início da gestação. Dessa forma, é fundamental acompanhar a mãe durante o processo de pré-natal. Afinal, esse período diz respeito ao casal, sendo assim, ambas as partes precisam estar em harmonia e atuando juntas para a garantia da saúde do bebê. 
Então, no curso de pai presente você vai entender como pode colaborar e participar de forma ativa desse processo. Além de tudo, saberá como desenvolver responsabilidade e presença desde o começo da vida do seu filho.

Demonstrar autoridade e amor

É importante que os pais estabeleçam autoridade diante de uma criança. Assim, ela cresce sabendo:

  • Respeitar regras no ambiente escolar;
  • Seguir condutas sociais em sua vida adulta;
  • Cumprir as leis civis;

A princípio, a família é a principal rede de afeto e o primeiro contato com a sociedade que as pessoas realizam. Dessa forma, é nessa instituição que se deve entender valores como respeito às autoridades.

E os pais são as primeiras figuras respeitáveis que uma criança conhece. Desse modo, na EducaWeb, você vai entender como exercer autoridade, sem uma postura de autoritarismo. Afinal, é importante conquistar a consideração dos filhos por meio do amor e não do medo. Assim, laços de afeto e admiração se constroem e as crianças obedecem de forma natural.

Obter a licença paternidade 

A licença paternidade é concedida durante 5 dias para os pais. No entanto, empresas que estão seguindo o programa do governo federal Empresa Cidadã, entregam 20 dias.
Porém, há corporativas que exigem um certificado para retirar a licença. Sendo assim, uma das vantagens de fazer o curso online de paternidade responsável é retirar a certificação.

Desenvolver uma comunicação aberta

O diálogo aberto é a chave da construção da confiança entre pais e filhos. Permitir que a criança diga o que sente e o que pensa é essencial para que ela se sinta segura. Assim, você pode reconhecer quais são as necessidades que ela tem. 

Escutar os filhos é uma atividade que possibilita muitos benefícios para a relação parental, como por exemplo:

  • Descobrir do que a criança gosta;
  • Entender o que ela precisa;
  • Saber o que aconteceu durante o dia dela;

E acima de tudo, a maior consequência de desenvolver uma comunicação aberta com a criança e com o adolescente, é oferecer acolhimento. Afinal, é fundamental para todo ser humano, encontrar um local de confiança onde possa buscar apoio.
Por isso, é importante inscrever-se em um curso de paternidade, assim, você vai aprender a colocar em prática os fundamentos de uma boa relação com o seu filho

Resolver conflitos em casa

Durante o convívio familiar, é comum e natural que ocorram discussões, discordâncias e conflitos. Nesse sentido, manter o clima de harmonia exige algumas habilidades, tais como:

  • Paciência;
  • Conversa;
  • Calma;
  • Compreensão.

Juntamente com a mãe, o pai é uma figura essencial na vida de um filho. Assim, realizando o nosso curso de pai, você saberá como apaziguar conflitos, aconselhar seus filhos e orientá-los a tomar as melhores decisões. 

Manter ordem na vida da criança

Educar filhos é um caminho repleto de desafios e satisfações. Os pais sempre querem transmitir virtudes para seus pequenos, a fim de vê-los se tornarem pessoas com qualidades admiráveis. 

Dessa forma, uma das orientações mais recomendadas pelos educadores, psicólogos e pedagogos, é buscar manter a ordem na vida da criança, desde os primeiros anos. 
É fundamental ensinar que existe tempo para realizar cada atividade e que cada objeto possui seu lugar. Assim, você vai tirar as suas dúvidas quanto aos desafios parentais e saber como disciplinar seus filhos.

Torne-se um exemplo para o seu filho

Seja um pai ativo na criação do seu filho

Quando você age com responsabilidade, disciplina e amor, seus filhos observam suas atitudes e têm a tendência a copiá-las. Afinal, as crianças seguem muito mais exemplos do que palavras. 

Ou seja, pouco adianta reclamar, falar e brigar, a fim de mudar o comportamento de um filho. O essencial é agir da maneira que você espera que ele se comporte. Assim, essa é uma das razões que tornam o aprendizado das técnicas acima importante.
Afinal, o ensino é baseado em transmitir estratégias de ação para a vida em família, ensinar habilidades paternais e se tornar o melhor espelho no qual seus filhos podem se refletir. 

Matricule-se no curso de paternidade responsável

A EducaWeb oferece a oportunidade de aprender os fundamentos, habilidades e estratégias paternas para se tornar o melhor tutor para os seus filhos. Todos esses conhecimentos são dados de forma gratuita. 
E ao fim do curso, você vai emitir um certificado de conclusão que poder usado para complementar horas de cursos de graduação ou obter sua licença paternidade. Então, aproveite a chance e começe hoje.

Redação EducaWeb

Nosso objetivo é trazer para você conteúdo de qualidade, com artigos educacionais, de empreendedorismo e muito mais!