Olá, tudo bem? Hoje iremos falar sobre uma profissão que sempre está em alta e com muitas vagas em aberto no Brasil inteiro!

O Balconista de Farmácia auxilia o farmacêutico na realização de uma série de atividades administrativas e de atendimento ao cliente. Trata-se da comercialização de produtos que não requerem receita médica, como suplementos ou produtos cosméticos, e da verificação da recepção dos produtos encomendados e da sua colocação no armazém e nas prateleiras. 

Sendo assim, é uma função muito importante para o ambiente da farmácia, pois a organização e um bom atendimento ao cliente é fundamental. Logo, o balconista de farmácia possui algumas funções específicas. 

Caso você já saiba o que faz, quanto ganha e como é trabalhar nessa área, faça nosso curso online de atendente de farmácia e conquiste um emprego novo, do contrário continue lendo e descubra mais.

As farmácias compõem uma grande parte do mercado de trabalho em relação à movimentação da economia. Portanto, esta profissão é muito solicitada pelas redes de farmácias, sendo uma ótima opção para quem está buscando seu espaço. 

O que faz um balconista de farmácia? 

Considerando as tarefas que são indispensáveis para o funcionamento da farmácia, o balconista possui diversas funções para o auxílio e condicionamento do local de trabalho. 
Quanto menor a estrutura em que o balconista de farmácia atua, mais versatilidade é necessária. 

Além de armazenar e rotular medicamentos e produtos auxiliares (vitaminas, medicamentos em uso, cremes, entre outros) ou organizar prateleiras e vitrines, ele pode ser responsável por cobrar pagamentos e contabilizar o valor do lucro ao final do dia. Mas ele também pode conduzir o inventário de estoque e fazer pedidos.

Outra função muito importante: conselho ao cliente. Com a experiência, o balconista de farmácia pode acessar as funções de gerenciamento. Em pequenas áreas, ele pode auxiliar diretamente o gerente ou assumir o negócio.Logo, suas funções se baseiam em:

  • Recepcionar os clientes
  • Auxiliar o Farmacêutico nas tarefas diárias: cuidar do estoque de medicamentos e outros produtos;
  • Vender produtos não farmacêuticos (cosméticos, produtos para a saúde), geralmente em um local dedicado, quando houver;
  • Classificar os vários tipos de produtos (medicamentos, medicamentos de venda livre, produtos homeopáticos) nas prateleiras das farmácias;
  • Cuidar da gestão do estoque;
  • Verificar se os produtos entregues correspondem ao pedido realizado;
  • Eliminar produtos de armazém ou medicamentos relatados por clientes por vários motivos (mudança na terapia, mercadorias vencidas ou não conformes, renovação de estoque);
  • Montar uma vitrine temática de forma atrativa e organizar os produtos de forma a promover a sua venda;
  • Desempenhar funções de caixa;
  • Ajudar o farmacêutico com o planejamento do fluxo de trabalho quando necessário.

O que é necessário para ser um atendente de farmácia? 

Além de possuir as habilidades listadas acima, para se tornar um balconista de farmácia é necessário ter obtido, pelo menos, o diploma do ensino médio. Geralmente os empregadores preferem candidatos que tenham frequentado um determinado curso profissionalizante e com experiência adquirida em vendas no contato com o público, não necessariamente no setor.

Guia Profissional - Atendente de Farmacia

Perfil e Qualidades

O profissional deve demonstrar um excelente conhecimento dos produtos que vende, pois o aconselhamento é uma parte importante do seu trabalho. Além disso, ele se mantém constantemente informado sobre as novidades em termos de medicamentos e cuidados.

Sua apresentação deve ser impecável, assim como sua forma de se expressar. Ouvinte, disponível e amigável, deve mostrar um senso de profissionalismo absoluto ao cliente.

Vigilante e rigoroso, o balconista deve estar sempre atento para detectar qualquer coisa que possa estar errada na área de vendas (prateleira descomplicada ou bagunçada, embalagem aberta, piso manchado ou escorregadio, etc.).

A gestão de relacionamento com o cliente é o coração de qualquer empresa de sucesso, e isso não é diferente para um balconista de farmácia. A implementação de meios e técnicas para criar e manter uma relação mutuamente benéfica entre a farmácia e os clientes é uma missão do profissional. 

O objetivo de um bom relacionamento com o cliente é agregar valor aos clientes. Para isso, é fundamental saber se organizar para conhecer as preferências dos clientes. O gestor da farmácia é o responsável por desenvolver uma boa estratégia com o auxílio do balconista.

Sendo assim, é importante ter em mente que, se você deseja trabalhar nesta área, é importante ter uma boa comunicação e ser pró-ativo. 

Ouvir o cliente

Ouvir consiste em levar em consideração as expectativas e percepções dos clientes para decidir e agir. Ao levar em consideração as avaliações dos clientes:

?    Mostre ao cliente o seu interesse em ajudar, oferecendo os melhores produtos da farmácia conforme solicitado.
?    Identificar as necessidades específicas do cliente
?    Preparar um bom argumento de venda

Quanto ganha um balconista de farmácia?

Não há um piso salarial específico para esta profissão. Sendo assim, os valores podem variar entre R$1200,00 e R$2.100,00. Esta variação ocorre pela necessidade da farmácia: em cidades grandes e com localização em centros, por exemplo, o movimento de trabalho é maior. Logo, o salário pode ser definido conforme o ritmo de trabalho, tal como a rede de farmácias. 

Qual a carga horária de um balconista de farmácia? 

A carga horária pode variar entre 44 e 50 horas semanais. Vale ressaltar que por muitas vezes é necessário trabalhar aos finais de semanas e feriados. Por esta razão, é comum existir escalas de funcionários para manter o equilíbrio das horas trabalhadas. Uma vantagem a ser considerada são as horas extras: geralmente quando se oferecer a cumprir, será prontamente atendido. 

Vale a pena trabalhar nesta área?

Sem dúvidas, é uma profissão promissora. Em razão da pandemia da covid-19, o aumento de buscas desses profissionais aumentou consideravelmente. Logo, a oferta de trabalho é grande. 

Se você possui as qualidades e o perfil, esta é a profissão ideal. Uma boa comunicação, assim como agilidade, flexibilidade de horários e uma ótima relação com o cliente são fatores indispensáveis. Se você se encaixa neste padrão, com certeza vale muito a pena trabalhar nesta área! 

 

Redação EducaWeb

Nosso objetivo é trazer para você conteúdo de qualidade, com artigos educacionais, de empreendedorismo e muito mais!