Ser técnico em refrigeração e climatização é uma profissão rentável e estável no Brasil. Por isso, muitas pessoas se interessam pela área e desejam atuar no setor, de modo a construir uma carreira que vale a pena. Se você quiser saber MUITO sobre esta carreira, continue lendo.

Como funciona um sistema de refrigeração?

A compressão mecânica de vapor é o principal meio de funcionamento de um sistema de refrigeração. Além desse mecanismo, existe o condensador, evaporador e um dispositivo de expansão. 
Assim, há um fluido refrigerador que circula pelo aparelho resfriador e é convertido em líquido e vapor. Após um processo de aquecimento e resfriamento, o gás fica em alta temperatura e sai pelo condensador.

Sistema de condensação

O que faz um técnico em refrigeração?

O técnico de refrigeração e climatização faz manutenção em aparelhos de ar condicionado e umidificadores de ar, consertos e reparos precisos. Dessa forma, ele pode operar em residências, hospitais, escritórios, shoppings e entre outros. Esse profissional é muito importante para o funcionamento de determinados estabelecimentos, como os citados acima. Sem eles, seria muito difícil conviver em um ambiente sem climatização.

Qual o salário de um técnico de refrigeração?

A média salarial nacional desse profissional está em torno de R$ 1.966,00. Porém, em estados como São Paulo, Paraíba e o Distrito Federal, os valores podem superar R$ 2.500,00.

Como posso me tornar um técnico em refrigeração?

Em primeiro lugar, é necessário buscar uma instituição que ofereça um curso em refrigeração ou climatização. Após realizar os estudos, você pode enviar seu currículo para empresas ou iniciar seu próprio empreendimento. Aqui na EducaWeb disponibilizamos este curso com certificação aceita em todo Brasil.

Qual o melhor curso de refrigeração online?

Quando se pensa em estudar, deve-se priorizar a qualidade de ensino e os benefícios que a instituição dá. Da mesma forma, quando se trata de um curso online, é necessário conferir se vale a pena, quais são os prós e contras.

Em nosso curso online de refrigeração e climatização você aprenderá tópicos como recapitulação da termodinâmica, ciclo de refrigeração do ar, processos psicrométricos, carga de resfriamento, sistema de distribuição de ar, fisiologia humana e conforto térmico.

Se você deseja um aprendizado de qualidade, com o acompanhamento de instrutores capacitados, materiais exclusivos e um certificado válido em todo o Brasil, opte pela EducaWeb. Nosso objetivo é proporcionar uma mudança de vida para alunos, por meio do compartilhamento do conhecimento. Matricule-se agora mesmo e aproveite e mude de vida!

O que é preciso para ser um bom técnico em refrigeração?

Técnico em refrigeração

Acima de tudo, trabalhar com o público exige uma ótima abordagem, um cuidado mínimo com a aparência e uma boa comunicação. Então, para ser um bom técnico em refrigeração e se destacar com os seus serviços, invista nessas dicas:

  • Crie um script de atendimento atencioso;
  • Se apresente e providencie cartões de visita e redes sociais;
  • Mostre trabalhos já feitos e realizados com sucesso;
  • Seja educado, demonstre simpatia e respeito;
  • Respeite o espaço pessoal ou empresarial no qual trabalha;
  • Não deixe o seu cliente com dúvidas e procure explicar de forma fácil.

Esteja por dentro das novidades do mercado, afinal, você não vai querer que seu cliente te pergunte uma informação que não esteja ao seu alcance, da mesma forma, faça cursos que aprimorem o seu currículo e não deixe de estudar. Por fim, indica-se estar incluído nas plataformas digitais e realizar campanhas de anúncio. Ou seja, faça o seu marketing e mostre o que sabe fazer no seu ramo. Assim, você será encontrado pelo público alvo e poderá ter um portfólio.

O que estuda um técnico em refrigeração?

De forma geral, existe uma grade curricular para o ensino técnico em refrigeração. Afinal, todo profissional e estudante precisa seguir diretrizes de aprendizado que orientem seu caminho. Confira abaixo algumas disciplinas do nosso curso de refrigeração:

  • Manutenção de compressores;
  • Instalação de aparelhos;
  • Projeto de sistemas de climatização;
  • Comandos elétricos;
  • Refrigeração residencial.

Essas são algumas das matérias mais comuns num curso de climatização.

Áreas de atuação do técnico em refrigeração

Esse setor abre portas para diversas atuações. Então, veja uma lista dos setores em que um técnico de refrigeração pode atuar:

  • Empresas de prestação de serviços;
  • Residências;
  • Indústrias de climatização;
  • Lojas;
  • Construções civis;
  • Manutenção de sistemas de refrigeração;
  • Frigoríficos.

Além de poder trabalhar para uma grande empresa, também é possível seguir uma carreira autônoma. 

Mas afinal, ser um técnico de refrigeração e climatização vale a pena?

Considerada uma das profissões mais estáveis do mundo, se tornar um técnico de refrigeração e climatização vale a pena. Conforme um levantamento do SENAI, realizado em 2015, houveram mais contratações do que demissões no ramo.
É uma área promissora, principalmente em climas quentes que cercam o Brasil. Nesse sentido, empresas e pessoas adquirem um aparelho refrigerador, e precisam de um instalador para fazer a máquina funcionar.

Por outro lado, a mecânica desse tipo de equipamento exige reparos, limpezas e manutenções de rotina. Então, o técnico pode realizar diversos serviços para um mesmo cliente, pois ao ver a qualidade do trabalho, deve se filiar ao profissional.

Redação EducaWeb

Nosso objetivo é trazer para você conteúdo de qualidade, com artigos educacionais, de empreendedorismo e muito mais!