Conseguir uma promoção profissional exige um certo esforço e qualidades, mas sobretudo, preparação. É preparando-se adequadamente e adotando a atitude certa que você estará em uma posição forte para dar novos passos em sua carreira! Aqui estão algumas dicas para mostrar à sua hierarquia que você está pronto para crescer. 

Faça a si mesmo as perguntas certas

Em primeiro lugar: por que você quer ser promovido(a)? Qual posição na hierarquia de sua empresa você está buscando? Comece perguntando a si mesmo se você realmente deseja e se está pronto para assumir as consequências do desenvolvimento de carreira que deseja. A sua empresa, por seu tamanho e organização, pode atender às suas ambições? Se a resposta for não e você não estiver pronto para esperar, talvez seja bom buscar um novo emprego.

Fale com o seu chefe

Você deve iniciar o processo com seu n + 1. Para que sua promoção seja concedida pelo restante de sua hierarquia, você precisará do apoio deles. 

Para tal, destaque todos os projetos que tem realizado e que trazem um verdadeiro valor acrescentado para a empresa. Mostre que você aprendeu bastante sobre processos e projetos e aplicou em sua rotina de trabalho. Discuta suas habilidades e suas ambições com seu chefe. Usando fatos concretos e resultados quantificados, diga a ele seus objetivos e prove que você será uma pessoa confiável para o cargo que deseja.

Persevere

Se o seu chefe não estiver em sintonia com o seu projeto quando você o abordar, não se afaste dele. Fique ligado e use a calma. 

Não hesite em perguntar por que ele não concorda; ele pode estar apreensivo com a sua saída da equipe. Nesse caso, tranquilize-o explicando que você pode ajudá-lo a gerenciar a substituição. 

Também é possível que seu chefe sinta que você simplesmente não está pronto para esta promoção. Aproveite para pedir-lhe conselhos ou apoio (plano de desenvolvimento pessoal, coaching, cursos, treino, etc.) e juntos estabeleçam objetivos específicos e um prazo para os atingir.

Desenvolva suas habilidades

Quer ser promovido, mas não tem certeza de que possui todas as habilidades necessárias para isso? Não hesite em negociar cursos de treinamento antes de sua solicitação, que lhe permitirão desenvolver habilidades adicionais, que são essenciais para que você possa realizar com sucesso as novas missões que está almejando. 

Você também pode se voluntariar para trabalhar em projetos que estão fora do seu escopo. Assim, ao trabalhar com alguém de outro departamento ou de nível hierárquico superior ao seu, você adquirirá novas competências que serão úteis para o seu futuro profissional.

Mostre iniciativa

Não espere que uma promoção caia do céu! Inscreva-se regularmente em vagas internas para expressar seu desejo de promoção. Embora sua promoção dependa principalmente de você e de sua capacidade de divulgar seu trabalho, o contexto também desempenha um papel decisivo.

Aproveite o momento favorável, escolhendo o momento mais oportuno para se candidatar à sua promoção: obtenção de um grande contrato, objetivos brilhantemente alcançados, reestruturação da empresa, etc.

Uma das características que as empresas adoram são colaboradores que possuem o perfil de liderança e gestão. Os gestores de todas corporações gostam de treinar seus colaboradores para torná-los líderes em seus processos e equipes. Portanto, qualifique-se e faça um curso de gestão e liderança para se diferenciar dos seus colegas e garantir uma vaga de chefe na sua empresa.

Aposte nas suas habilidades pessoais

Para maximizar suas chances de ser promovido, você deve primeiro exceder as expectativas de seus chefes em sua função atual. Além de sólida experiência técnica, também é essencial demonstrar habilidades infalíveis. 

As qualidades são muito valorizadas nos negócios e, portanto, interessantes de serem desenvolvidas com vistas ao desenvolvimento profissional. Um curso de aprimoramento dessas habilidades não seria má ideia.

Confiabilidade: cumpra suas promessas e cumpra prazos

  • Profissionalismo: assuma a responsabilidade por seus erros e aprenda as lições certas.
  • Criatividade: crie ideias ponderadas e soluções inovadoras.
  • Sociabilidade: tenha espírito de equipa e envolva-se na vida interna da empresa.

Estes são pontos cruciais para quem quer ser promovido. O desenvolvimento destas habilidades tendem a ser naturais ao longo do seu tempo de trabalho. 

Faça bem o seu trabalho

Ponto de vigilância: só porque você está focado em uma nova meta, não significa que você tenha que esquecer ou negligenciar seu trabalho normal. Este é o momento em que você fará tudo e ao mesmo tempo: seu trabalho atual + destaque em novos deveres / responsabilidades em uma base temporária.

Esse período também deve ser preparado em casa. Você pode precisar mudar um pouco a sua organização. É aqui que você deve integrar pessoas próximas ao projeto e se perguntar como.

Peça um feedback

Pedir feedback significa pedir a opinião de uma pessoa externa sobre algo que você realizou com a finalidade de obter um ponto de vista diferente. Se o feedback for bom, somos encorajados e ganhamos autoconfiança. Se for ruim, podemos melhorar alguma característica.

Isso é bom, é isso que buscamos aqui: aprimore suas habilidades para ser mais legítimo para ganhar tração e se posicionar na oferta que lhe interessa. E então, para coletar apreciações positivas (escritas), é uma boa prova para apresentar o dia em que temos algo a discutir.

De qualquer forma, com cada conquista, sente-se e analise para anotar o progresso feito. E faça ajustes, se necessário.

Aceite ser paciente

Além disso, ficaremos imediatamente à vontade ao aceitar de uma vez por todas que nenhum caminho é linear na vida profissional. Tudo muda. Você estará em vias de obter uma promoção e pronto, seu chefe vai deixar o barco. Ou é a sua empresa que vai anunciar uma reestruturação e promover você.

O caminho para o avanço profissional não é um caminho tranquilo, mas não importa. Enquanto você está nesse processo de promoção interna, você aprimora suas habilidades. Você se torna visível e ganha autoconfiança.

Conclusão

Como você pode ver, a ascensão profissional é um processo real e, como em tudo, os resultados não aparecem por acaso. A sorte vem de trabalhar duro, e você sabe disso!

Ser promovido requer uma estratégia e um plano e é preciso pensar de forma antecipada. Qualifique-se, faça cursos online, aprimore suas habilidades e trabalhe duro, dessa forma é apenas questão de tempo para sua promoção se tornar realidade.

Redação EducaWeb

Nosso objetivo é trazer para você conteúdo de qualidade, com artigos educacionais, de empreendedorismo e muito mais!