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Diferentes culturas coexistem em todas as sociedades. Cada comunidade étnica, linguística ou religiosa desenvolve sua própria cultura, composta de conhecimentos, valores, gostos e práticas. A diversidade de gêneros, condições e estilos de vida, status, práticas também produz culturas, sem que haja sempre uma comunidade bem definida. Sendo assim, veja a importância da diversidade nas escolas.
Diversidade nas escolas
Numa sociedade escolar, cada comunidade, cada subconjunto da sociedade socializa as crianças à sua maneira, transmitindo-lhes a sua própria cultura e, em particular, a sua relação com outras comunidades.
As coisas mudam quando uma sociedade se dá um sistema escolar único, destinado a acolher todas as crianças e adolescentes, sejam quais forem suas origens, suas afiliações, suas condições e estilos de vida.
Valorizando a diversidade
Para que a diversidade se torne um elemento totalmente positivo e para que os indivíduos e as comunidades se desenvolvam em um clima de harmonia e compreensão, certos requisitos devem ser atendidos.
Isso inclui a necessidade de esclarecer papéis sociais, políticas institucionais, relações com autoridade e poder, relações entre indivíduos e interações verbais e não verbais.
O respeito pela diversidade baseia-se, entre outros, nos seguintes objetivos:
- Levar em consideração os vários comportamentos, crenças, costumes, práticas e línguas, bem como as diferenças físicas que existem entre indivíduos e grupos culturais;
- Promover a compreensão e o respeito mútuos, assim como a aceitação e a inclusão social, para que o ambiente escolar e a sociedade como um todo se tornem mais equitativos para todos. Pensando e gerindo a diversidade cultural na escola.
Como a diversidade afeta a sala de aula
Muitas conversas sobre diversidade enfocam as seguintes formas de marginalização: raça, classe, gênero e orientação sexual - e com razão, dada a importância dessas formas de diferença. Na verdade, os alunos vêm para a sala de aula da universidade com diferentes origens, conjuntos de experiências, origens culturais e visões de mundo.
Além disso , as questões de diversidade desempenham um papel na forma como os alunos e professores veem a importância da sala de aula e o que deve acontecer lá.
Os alunos podem perceber que não pertencem à classe - um sentimento que pode levar à diminuição da participação, sentimentos de inadequação e outras distrações. Os professores podem fazer suposições incorretas sobre as habilidades dos alunos ou assumir um nível consistente de desempenho dos alunos.
De um modo geral, isso é tudo que pode ser usado para distinguir um grupo de outro grupo, uma pessoa de outra pessoa. É reconhecer e respeitar as diferenças sejam elas quais forem: etnia, sexo, idade, nacionalidade, origem, deficiência, orientação sexual, estudos ou religião.
Integração
Integração é valorizar, respeitar e apoiar. É focar nas necessidades de cada pessoa e garantir que as condições sejam adequadas para que todos alcancem todo o seu potencial. A integração deve se refletir na cultura da escola.
Qual a importância da diversidade cultural na sua escola?
Frequentar uma escola com um corpo discente diversificado pode ajudar a preparar seu filho para a cidadania em uma democracia multicultural. As escolas devem adotar uma abordagem proativa para reconhecer a diversidade. Atividades estruturadas em sala de aula podem destacar a diversidade.
Em uma sala de aula, o professor pode estruturar grupos de aprendizagem diversificados e atividades que exigem que cada aluno contribua para o grupo. Desta forma, os alunos aprendem que cada pessoa em um grupo pode contribuir e tem algo de valor a dizer.
Abaixo, confira algumas estratégias para ensinar alunos culturalmente diversos:
- Aprecie e acomode as semelhanças e diferenças entre as culturas dos alunos.
- Construa relacionamentos com os alunos.
- Concentre-se nas maneiras como os alunos aprendem e observam os alunos para identificar suas orientações de tarefa
Oportunidades como essa demonstram o valor da inclusão. Vários estudos mostram que a inclusão tem muitas vantagens tanto para os indivíduos quanto para as sociedades. A inclusão fortalece a coesão social, o crescimento econômico e o bem-estar geral da sociedade.
Além disso, permite que as pessoas estejam mais bem preparadas para encontrar soluções duradouras para problemas globais complexos, aumentando sua produtividade e eficiência.
Pessoas imersas em comunidades diversificadas e inclusivas ao mesmo tempo desenvolvem mais empatia, têm uma visão de mundo enriquecida e um melhor entendimento do outro.
Precisamos educar mais pessoas sobre tópicos como pensamento crítico, preconceito inconsciente e gestão de conflitos. Os líderes inclusivos devem demonstrar que as suposições sobre o que os outros podem ou não podem fazer não são aceitáveis.
Devemos continuar a criar um ambiente no qual vozes diferentes sejam ouvidas, habilidades e origens diferentes sejam valorizadas e promovidas e todos se sintam respeitados nas escolas e na sociedade em geral. Devemos integrar totalmente as diferentes vozes em todos os aspectos da sociedade e vê-los como líderes e inovadores, não apenas seguidores.
Promover a diversidade e a inclusão nas escolas é uma missão longa, complexa e todos nós temos um papel a cumprir para garantir que jovens de todas as origens tenham acesso a oportunidades que os capacitarão a se tornarem futuros líderes de mudanças positivas.
Conclusão
Em conclusão, a diversidade cultural é a resposta apropriada à aspiração dos povos de se desenvolverem em um ambiente onde todas as culturas possam florescer. Um verdadeiro diálogo de culturas contribui para a riqueza da humanidade.
A humanidade e a socialização começam na escola. Sendo assim, os professores devem estar preparados não apenas para instruir seus alunos a respeito da diversidade e inclusão, mas também aos pais dos alunos, caso este ensinamento não venha desde cedo em casa.
Logo, conseguimos enxergar a importância desse fator para o desenvolvimento em conjunto de uma sociedade igualitária, respeitando cada ser humano conforme suas escolhas, necessidades, entre tantas outras diversidades humanas.