O Agente Comunitário de Saúde, ou ACS, está presente em diversos municípios, à serviço do cuidado da qualidade de vida das pessoas. Assim, essa profissão que surgiu nos anos 80, ainda tem atuação nos dias de hoje.

Neste artigo, você vai descobrir o que esse profissional faz, qual é a sua formação, a média salarial e outros aspectos importantes dessa profissão. Acompanhe!

Agente Comunitário de Saúde

O que faz um Agente Comunitário de Saúde?

Em primeiro lugar, este profissional tem o papel de realizar ações que previnam contra doenças e epidemias. Desse modo, ele busca educar a população para o benefício de todos.

Algumas estratégias são usadas no combate aos malefícios à saúde, tais como visitas à domicílios ou eventos em comunidades. Assim, durante as idas aos lares da população, o agente comunica às pessoas sobre os cuidados que devem tomar.

Dessa forma, a principal função desse profissional é conscientizar e orientar os cidadãos, a fim de que tomem medidas para proteger a saúde. Bem como, evitar acúmulo de água, pois causa a proliferação do mosquito da dengue. 

Além disso, o agente também deve acompanhar o progresso saudável das grávidas, das crianças, dos idosos, aqueles que tem sua saúde mental acometida, dependentes químicos e entre outros.

Qual é a formação de um Agente Comunitário de Saúde?

O requisito mínimo para ser um Agente Comunitário de Saúde é possuir ensino fundamental completo, morar na comunidade em que o processo seletivo acontece e passar pela seleção.

Depois, o candidato recebe um treinamento que o prepara para exercer sua função. Assim, o que decide se a pessoa vai ser mesmo um agente, é o concurso público aberto pela prefeitura local.

Mesmo sem a necessidade de uma especialização, é importante fazer um curso para desenvolver as habilidades necessárias para o cargo. Aqui na EducaWeb temos um excelente curso que abrange tudo o que você precisa saber para se tornar um excelente ACS.

Qual salário de um Agente Comunitário de Saúde?

A remuneração de um Agente Comunitário de Saúde pode variar conforme a localidade em que o profissional atua. No entanto, a média salarial mensal gira em torno de R$ 1.250,00, podendo chegar a R$1750, dependendo da região. A carga horária é de 40 horas semanais, contudo, a prefeitura de São Paulo tem uma moção em aberto solicitando a redução para 30 horas de trabalho semanal naquela região.

Atividades de um Agente Comunitário de Saúde

As principais atividades que um ACS exerce são:

Cadastro de famílias

Em primeiro lugar, é importante registrar as pessoas a fim de coletar dados da população. Assim, o agente preenche formulários a respeito dos grupos familiares e por meio das informações levantadas, é possível fazer o levantamento de informações importantes.

Acompanhamento familiar

Após o cadastro ser realizado, o ACS deve iniciar o acompanhamento dos componentes dos grupos familiares. Nesse sentido, essa ação é realizada algumas vezes por mês, a fim de orientar as pessoas a agirem em prol de suas saúdes.

Educação e assistência

Acima de tudo, a maior função de um ACS é indicar às pessoas as seguintes orientações:

  • Fazer consultas médicas regularmente;
  • Apontar o profissional correto;
  • Localizar postos de saúde;
  • Informar a importância da vacinação;
  • Incentivar o uso de contraceptivos;
  • Averiguar se alguém do núcleo familiar precisa de assistência psicológica;
  • Indicar serviços médicos.

Assim, o profissional privilegia a manutenção da saúde da população e educa a todos sobre as unidades de cuidado disponíveis. 

Importância do Agente Comunitário de Saúde na sociedade

O ACS possui uma função social importante para os cidadãos, afinal, incentiva a rotina saudável das pessoas. Porém, há outros aspectos que tornam esse profissional essencial para o avanço da sociedade.
Dessa forma, atenção que o agente dá aos grupos familiares gera uma coleta de dados que permite às organizações e instituições, realizarem uma avaliação do estado de saúde de uma cidade. 
Além disso, por meio do trabalho comunitário, é possível levantar dados sobre a cultura, economia, geografia e epidemiologia de uma região. Junto com o cadastro das famílias, são coletadas datas de nascimento e óbito.
Desse modo, outra tarefa feita por meio do agente, é o balanço de natalidade e mortalidade de uma população.

O Agente Comunitário de Saúde na UBS

Cuidar da sociedade é uma atribuição do ACS

Além de prestar serviços de forma domiciliar, o agente também atua em Unidades Básicas de Saúde (UBS). Nesses locais, o trabalho do profissional é estimular a participação das pessoas em programas populares. Por exemplo, o grupo de cuidado aos hipertensos, assim como as iniciativas de apoio aos diabéticos e as inclusões em atividades físicas. Além disso, o agente acolhe os usuários do Sistema Único de Saúde em suas visitas às UBS. 

ACS e o acolhimento

O papel do agente de saúde não se limita a promover à saúde e orientar a população sobre as Unidades Básicas de Saúde. Portanto, suas funções também são baseadas em:

  • Apoiar vítimas de abuso sexual e estupro;
  • Atuar em casos de trabalho infantil;
  • Auxiliar pessoas com problemas relativos à saúde mental;
  • Acionar às autoridades para crianças que não vão à escola;

Nesses casos, o agente não atua sozinho, mas entra em contato com equipes de médicos e outros profissionais, tais como:

  • Clínico geral;
  • Dentista;
  • Nutricionista;
  • Investigadores;
  • Ginecologista;
  • Psicólogo.

Assim, o trabalho desse profissional também auxilia as pessoas em necessidade, de modo a resolver seus problemas ou tratá-los.

Curso de Agente Comunitário de Saúde

Como pode-se notar por meio da leitura deste artigo, a função do Agente Comunitário de Saúde é ampla e necessária para o benefício de toda a população. Desse modo, é de extrema importância se preparar para ser um bom profissional. 

Por isso, o Curso de ACS é recomendado para todos os que desejam ingressar nessa área, em prol da sociedade. A EducaWeb oferece cursos relacionados à saúde, então não perca tempo e matricule-se agora.

A inscrição e os estudos são gratuitos e online, e contam com a tutoria de professores especializados no assunto. Desse modo, você pode tirar suas dúvidas durante todo aprendizado.
Por fim, quando terminar o curso, é possível emitir um certificado de conclusão válido em todo o Brasil.

Percebeu como é vantajoso? Então, aproveite a oportunidade, comece seus estudos hoje mesmo!
 

Redação EducaWeb

Nosso objetivo é trazer para você conteúdo de qualidade, com artigos educacionais, de empreendedorismo e muito mais!