Antes de começar a procurar emprego, é necessário definir com clareza o seu projeto profissional, destacar suas qualidades e suas habilidades. Isso permitirá que você ganhe autoconfiança. Encontrar um emprego rapidamente é tanto uma questão de método quanto de estado de espírito Veja aqui dicas para conseguir seu primeiro emprego.

Dica 1: cuide do seu currículo e carta de apresentação

As primeiras dicas para a sua procura de emprego referem-se ao seu currículo e à sua carta de apresentação. Seu currículo, assim como sua carta de apresentação, deve caber em uma página. Devem ser bem organizados, separados por especificações. 

Além disso, perfeitamente legíveis e relidos várias vezes para eliminar erros ortográficos e possíveis repetições. 

Para a carta de apresentação, o primeiro parágrafo deve ser cativante para que você queira ir mais longe, o segundo destaca suas habilidades e o terceiro faz a ligação entre você e a empresa, mostrando que você se projetou no cargo a ser preenchido.

 Dependendo do perfil procurado, suas experiências profissionais e suas qualidades a destacar não serão necessariamente as mesmas.

O nome dos seus arquivos (currículo e carta de apresentação) deve ser inequívoco: seu nome, seu nome, currículo ou carta de apresentação. Não se esqueça de converter seus arquivos em PDF, para que seu layout seja preservado quando aberto em outro computador.

Dica 2: escreva um e-mail de acompanhamento para cada empresa

Evite simplesmente escrever “currículo em anexo”. Uma mensagem curta e educada de acompanhamento é recomendada, por exemplo:

"Senhor,

Segue em anexo a minha candidatura para o cargo de ...

Cumprimentos,
Seu nome".

Especifique na linha de assunto do seu e-mail.

Dica 3: multiplique os canais de busca de empregos!

Existem muitos métodos de procura de emprego. Para aumentar as suas possibilidades de conseguir um emprego rapidamente, não responda apenas às ofertas de emprego, mas multiplique os canais: candidaturas espontâneas, reuniões com uma empresa de recrutamento, entre outras. 

Dica 4: crie seu perfil em uma rede profissional e atualize-o

Dicas Infalíveis para conseguir seu primeiro emprego

Ter pelo menos uma conta no LinkedIn é altamente recomendado. Alguns empregadores consultam este perfil após terem lido o CV e a carta de apresentação. Se você possui uma ou mais contas profissionais nas redes, é imprescindível atualizá-las. Isso o tornará mais visível para os recrutadores e terá mais chances de conseguir uma entrevista.

O LinkedIn também é um método de busca de empregos. Existem diversas ofertas disponíveis, e esta é mais uma oportunidade de se dar a conhecer: através do seu perfil, publicando mensagens de interesse. 

Dica 5: comunique-se com outras pessoas sobre sua procura de emprego

Para otimizar sua busca de emprego, não se esqueça de ativar sua rede pessoal. Não deve esconder das pessoas que está à procura de emprego, pelo contrário. 

Caso contrário, você corre o risco de perder grandes oportunidades para conseguir seu primeiro emprego. Você pode saber mais sobre informações sobre um cargo vago, informações sobre uma empresa ou recomendações. 

Não hesite em ativar e desenvolver sua rede profissional. Isso também ajudará a mantê-lo informado sobre as últimas novidades do seu setor profissional, fazendo com que você se destaque mais facilmente. 

Dica 6: Ouvir e entender o mercado para conseguir seu primeiro emprego

Cabe a você adaptar seu projeto profissional - e a direção de sua pesquisa - para conseguir seu primeiro emprego. Trata-se, nomeadamente, de analisar o mercado de trabalho, monitorizar as vagas e questionar as suas competências e desejos.  

Dica 7: Destaque-se de outros candidatos

Após a publicação de um anúncio, um recrutador recebe dezenas ou até centenas de inscrições. O desafio é, portanto, fazer o seu se destacar da multidão. 

Basicamente, você pode mencionar seu compromisso humanitário e suas habilidades adquiridas através de um curso de atendimento ao público, por exemplo. Isto irá revelar suas habilidades sociais em particular. No formulário, você também pode contar com formatos originais: vídeo, livro ou pequena animação.  

Dica 8: Motivação comprovada

Claro que você deseja conseguir seu primeiro emprego. Mas o que o recrutador está procurando descobrir é o quão motivado você está para ingressar nesta função e nesta empresa. Principalmente quando falta experiência a um candidato, a motivação pode fazer toda a diferença.

Então, como você comunica sua motivação durante uma entrevista de emprego? Informe-se sobre a empresa com antecedência, pense em questões concretas, dê ideias, tire dúvidas, ofereça ajuda voluntária por algumas horas sobre o seu assunto de especialidade. Seu compromisso será a garantia de sua motivação.

Dica 9: Aceitar compromisso para obter seu primeiro trabalho

Sem experiência comprovada, você está em uma posição bastante fraca em relação a um recrutador - a menos que suas habilidades sejam escassas e em alta demanda no mercado. Portanto, você não será capaz de ser exigente. 

Em outras palavras, você terá que aceitar alguns compromissos em relação ao seu ideal: no salário, na jornada de trabalho ou na obrigação de se deslocar. Seja flexível na primeira contratação e planeje, se necessário, renegociar certas condições a médio prazo. 

Conclusão

Para conseguir seu primeiro emprego, é sempre importante buscar algumas qualificações antes. Além das dicas acima, alguns dos cargos mais procurados estão relacionados com a administração de empresas e os diversos subcargos que esta pode oferecer. 

Sendo assim, um curso de assistente administrativo irá fazer um grande diferencial entre seus concorrentes em determinadas vagas. Atualizar e expandir seu currículo na área da sua escolaridade é muito importante para se manter em alta competitividade no mercado de trabalho. Em conclusão, para conseguir seu primeiro emprego é fundamental apresentar um bom currículo (bem estruturado), demonstrar sua motivação e suas habilidades específicas.
 

Redação EducaWeb

Nosso objetivo é trazer para você conteúdo de qualidade, com artigos educacionais, de empreendedorismo e muito mais!