A segurança cibernética é o resultado da colaboração de diversas ações de proteção de dados e redes da internet. Afinal, com o avanço da tecnologia, é importante manter as informações dos usuários seguras.
Hoje em dia, os profissionais dessa área são muito requisitados por empresas, sendo assim, essa é uma das profissões que mais promete gerar empregos nos tempos atuais e no futuro. Por isso, confira cursos online gratuitos em segurança cibernética.

Curso de Segurança de Redes Online

Se você ainda não sabe os fundamentos da segurança cibernética esse curso é o ideal para aprender o que há de essencial nessa área. Assim, os professores irão ensinar temas como:

  • Técnicas de segurança;
  • Equipamentos;
  • Protocolos;

Assim, você saberá detectar intrusos numa rede, verá quais ferramentas e programas são usados na investigação de um sistema e conhecerá sobre os firewalls, uma forma de barrar os conteúdos que podem causar danos a um software.
Portanto, matricule-se no curso e comece a se tornar um especialista em segurança de redes online.

Curso de Segurança de Aplicações Online

curso de Especialista de segurança cibernética

Essa área de atuação tem como principal objetivo formar profissionais capazes de identificar as vulnerabilidades que os sistemas online podem sofrer. Assim, a maior estratégia dos professores é ensinar como aplicar medidas de segurança cibernética.
Algumas ações corrigem falhas de aplicativos e impedem a ação prejudicial de pessoas com más intenções. Dessa forma, é possível tornar mais seguro, programas em fase de desenvolvimento, aplicação e aqueles que já estão em funcionamento.
No curso da EducaWeb, sobre Segurança de Aplicações Online serão ensinadas atividades como:

  • A correção de vulnerabilidades nos códigos;
  • Engenharia reversa;
  • Métodos de análise;
  • Gerenciamento de correção de bugs.

Para saber mais disciplinas que estão inseridas no curso, basta clicar aqui.

Curso de Inteligência de Ameaças Cibernéticas Online

O avanço da tecnologia tornou a vida humana muito mais dinâmica e proporcionou a criação de atividades digitais que não existiam na década passada, como o pagamento de contas online e os bancos digitais. 
Conforme essa evolução, também surgiram ameaças quanto à segurança do dinheiro e das informações pessoais. Por isso, a área de Inteligência Cibernética se dedica à prevenção às fraudes e ao roubo de dados e financeiro. 
Nesse sentido, a área é uma das que mais crescem e sofrem com a baixa demanda de profissionais exercendo o ofício no mercado de trabalho. Esse é um fenômeno que ocorre pela falta de capacitação e formação acadêmica em Segurança Cibernética.
Assim, se você possui o desejo de atuar nessa função tão requisitada e com uma remuneração que varia entre R$ 3 a R$ 6 mil, o ideal é buscar uma boa instituição de ensino que ofereça os conteúdos.
Por isso, a EducaWeb disponibiliza o curso de inteligência de ameaças cibernéticas online de forma gratuita e totalmente remota. Ao fim dos estudos, você vai garantir um certificado válido em todo o Brasil e poderá usá-lo como um agregador ao seu currículo.
Além disso, o documento também vale como comprovante de horas complementares. Ou seja, se você é um estudante da graduação e precisa cumprir suas atividades, vale a pena se enriquecer com os conteúdos e ainda conseguir validar suas obrigações acadêmicas.

A importância da Segurança Cibernética

Segurança Cibernetica

Confira os motivos que tornam a área tão necessária nos tempos atuais.

  • Proteção às empresas e organizações;
  • Cumprimento da Lei Geral de Proteção de Dados;
  • Propagar a cultura da segurança da informação;
  • Criar ligações confiáveis entre as empresas;
  • Certificar a privacidade e a confiabilidade das organizações;

Agora, continue a leitura para entender melhor sobre cada tópico acima; acompanhe!

Proteção às empresas e organizações

Impedir acidentes como o vazamento de dados confidenciais e informações pessoais, é uma das funções de mais importância da segurança cibernética. 
Afinal, quando invasões ou ataques online acontecem, as empresas colocam seus clientes em risco e acabam por perder sua credibilidade no mercado. Ou seja, isso pode causar danos difíceis de serem recuperados e arrisca o financeiro da companhia.

Cumprimento da Lei Geral de Proteção de Dados

Em agosto de 2018, o senado federal garantiu a implementação da LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados. Com isso, qualquer dado que permita identificar uma pessoa, é classificado como informação pessoal.
Assim, deve ser protegido por meio das práticas de segurança cibernética, e quando uma corporação segue esse protocolo, fica sob o risco de cumprir as medidas judiciais de responsabilidade.

Propagar a cultura da segurança da informação

Mesmo com um mundo digitalizado, muitas empresas ainda não adotaram políticas de segurança das próprias informações e daquelas que dizem respeito aos seus clientes.
Esse fato acontece devido à baixa disseminação da cultura da informação, que consiste em um apanhado de valores, ações e comportamentos nos momentos em que uma empresa e seus funcionários lidam com os dados.
Dessa forma, a segurança cibernética tem o papel fundamental de mostrar a importância da adoção de medidas preventivas. Isso é feito através da prática das estratégias de proteção contra os males que alguns usuários podem causar.

Criar ligações confiáveis entre as empresas

O mundo corporativo se mantém em progresso graças a diversos motivos, mas entre os mais importantes, estão as relações que as empresas estabelecem entre si. 
Assim, quando as organizações aderem a contratação de profissionais de segurança cibernética, elas agregaram qualidades mais confiáveis. Por consequência, tornam-se potenciais aliadas à outras companhias.

Certificar a privacidade e a confiabilidade

É importante oferecer aos clientes e parceiros, a garantia de que uma empresa irá manter dados e informações de forma segura. Assim, o relacionamento entre todas as partes se dá de forma transparente.

Redação EducaWeb

Nosso objetivo é trazer para você conteúdo de qualidade, com artigos educacionais, de empreendedorismo e muito mais!