Existem algumas técnicas de estudo que facilitam o processo de aprendizagem de todo estudante. Isso porque o uso de um método é essencial para tornar as informações mais fáceis de serem assimiladas.

Mesmo para aqueles que possuem pouco tempo, é possível aproveitar as táticas mais eficazes para estudar. Dessa forma, se você deseja ser mais aplicado e produtivo, confira 10 estratégias de estudo que te darão resultados mais rápidos. Acompanhe!

1 – Mapa mental

Em primeiro lugar, essa é uma das técnicas de estudo mais indicadas para os estudantes que possuem uma mente mais voltada para imagens. Isso porque o mapa mental é formado por cores, setas, figuras e desenhos.

O método foi criado pelo escritor e psicólogo Tony Buzan, que possui alguns livros a respeito da temática. Dessa forma, a estratégia consiste em colocar um tema central numa folha de papel, depois, deve-se ligar o assunto principal aos pontos que possuem relação com ele.

Tecnicas de Estudo

Se o assunto for jornalismo, por exemplo, você pode inserir os temas relacionados, como reportagens, redação e editorial. Assim, para criar o seu mapa mental, use de artifícios como:

  • Balões;
  • Traços;
  • Formas geométricas;
  • Nuvens.

Por fim, a principal vantagem dessa técnica é permitir que você faça resumos sobre uma disciplina e sempre se recorde dos pontos principais e da relação que existe entre eles. Afinal, a função do mapa é levar a sua mente aos lugares indicados.

2 – Técnica Pomodoro

Manter o foco durante horas é uma tarefa complicada. De forma natural, o cérebro muda sua concentração para outros temas ao longo do tempo. Por isso, essa é uma das técnicas de estudo mais eficazes para quem encontra dificuldades em se concentrar.

O método consiste em adequar momentos de estudo com intervalos de recompensa. Essa estratégia foi formulada pelo escritor Francisco Cirillo, que publicou um livro a respeito do assunto, chamado A Técnica Pomodoro.

O objetivo da estratégia é aprender mais rápido e fazer uma gestão de tempo. Nesse sentido, para colocar a dica em prática, basta ter um alarme ou cronômetro por perto. Depois, é só fazer os seguintes passos:

  • Programe o despertador para dar um sinal dentro de 25 minutos;
  • Nesse período, você deve estudar sem interrupções;
  • Quando o alarme apitar, tire um descanso de 5 minutos;

Dessa forma, durante esse tempo de intervalo, você pode:

  • Se alongar;
  • Usar o celular;
  • Fazer polichinelos;
  • Escutar uma música.

Por fim, o criador da técnica percebeu que tinha mais resultados nos estudos, quando se dedicava por um tempo que variava entre 25 a 30 minutos e, depois, obtinha um curto descanso. A seguir, confira outros métodos eficazes para estudar.

3 – Método Robinson (EPL2R)

O Método de Robinson é definido por meio da sigla EPL2R, que divide a aprendizagem em cinco passos; confira:

  1. Explorar;
  2. Perguntar;
  3. Ler;
  4. Rememorar;
  5. Repassar.

Agora, veja de forma detalhada todos processos dessa técnica e aprenda de forma mais rápida.

1º passo: explorar

Em primeiro lugar, é preciso acessar o conteúdo e começar a explorá-lo. Para isso, você deve fazer a leitura do material e levantar algumas questões a respeito, tais como:

  • Sobre qual assunto este texto aborda?
  • O que o autor pensa sobre o tema?
  • Qual é a intenção do escritor ao produzir esse livro?
  • Como a obra se localiza no período histórico em que foi publicada?

Dessa forma, o foco central é descobrir tudo a respeito do material de estudo. Assim, você terá uma visão geral sobre o texto e saberá como prosseguir com a sua linha de pensamento. Logo abaixo, veja o segundo passo da técnica.

2º passo: perguntar

No primeiro contato com o conteúdo, é comum ter dúvidas a respeito do tema. Por isso, o segundo passo do Método de Robinson, é perguntar. Desse modo, você deve pensar em tudo aquilo que não ficou claro na sua leitura geral do conteúdo e, depois, separar suas questões.

É importante que você recorra ao professor ou a outros materiais que possam responder às suas dúvidas. Acima de tudo, saiba que essa etapa é essencial para o aprendizado. Portanto, não deixe de selecionar os pontos que não foram compreendidos e busque respostas.

3º passo: ler

Nessa etapa, o fundamental é realizar uma segunda leitura do texto. Porém, não basta apenas ler, afinal, é necessário estimular a sua linha de pensamento fazendo alguns processos, tais como:

  • Sublinhar as partes mais importantes;
  • Fazer anotações sobre o tema;
  • Criar esquemas e diagramas.

Aqui, você pode unir duas técnicas de estudo, o Mapa Mental e o Método de Robinson. Assim, você terá uma ótima revisão sobre os assuntos antes das provas. Agora, veja o quarto passo para aprender de forma mais rápida.

4º passo: rememorar

Ao fim de cada ciclo de estudo, você deve relembrar o que aprendeu. Assim, o quarto passo do Método de Robinson é fazer um resumo sobre o que foi estudado e se lembrar ao máximo dos assuntos que já foram vistos. Por fim, confira o último passo abaixo.

5º passo: repassar

No fim de todo processo, a indicação desse método é dar uma aula para si mesmo. Essa última etapa é importante para repassar todos os pontos aprendidos e até mesmo buscar colegas de turma para debater e pensar os assuntos estudados.

4 – Técnica de estudo de 24 horas

Desde tempos passados, em 1885, alguns cientistas repararam num fenômeno de aprendizagem, chamado “curva do esquecimento”. Por exemplo, quando você tem as primeiras aulas de um curso, as chances de absorver o conteúdo são de 80%.

Assim, quando o estudante revisa a matéria dentro de um período de 24 horas, essa porcentagem é melhor aproveitada e ele evita o esquecimento.

Além disso, se você se dedicar dentro desse tempo, terá o benefício do efeito cumulativo. Ou seja, as informações serão mantidas no seu cérebro e, conforme você acessa o assunto novamente, acumula mais detalhes que não havia conectado antes.

Dessa forma, uma das técnicas de estudo mais eficazes é se manter aplicado no assunto nas primeiras horas em que se teve contato com ele.

5 – Método de auto explicação

Nessa estratégia, o objetivo é alcançar maior compreensão dos assuntos de forma autônoma. Para isso, basta seguir alguns passos:

  • Ler o conteúdo pensando sobre cada parágrafo;
  • Levantar dúvidas a respeito do tema;
  • Explicar para si mesmo o que aprendeu;
  • Falar sozinho sobre os assuntos.

Portanto, essa é uma das técnicas de estudo que possibilitam o aprendizado numa interação consigo mesmo. Além disso, é importante revisar e resumir os materiais, a fim de fixar melhor as disciplinas.

6 – Sistema de Leitner

Representação

Na sexta posição das 10 técnicas de estudo, indica-se o Sistema  de Leitner. Esse método consiste em criar cartões que servem para memorizar o que você aprendeu, por meio da repetição. Para isso, você vai precisar de algumas caixinhas ou um espaço onde possa separar os papéis.

 Depois, você vai escrever perguntas em pedaços de papéis e colocará no primeiro espaço reservado. Após isso, pegue uma pergunta e tente respondê-la para si mesmo. Então, se você acertar a questão, passe o cartão para a caixa seguinte.

Agora, se você não souber a resposta, volte a pergunta para a primeira caixa. Por fim, os cartões que ficarem na primeira caixinha, devem ser os assuntos que você mais precisa estudar.

7 – Testes práticos

Uma das técnicas de estudo mais eficazes, são os testes práticos. A princípio, basta apenas acessar provas antigas de concursos ou outros processos seletivos, assim, você tenta responder o número máximo de questões que conseguir. Depois, é só conferir o gabarito e corrigir tudo.

Vale a pena adotar essa estratégia, afinal, é uma ótima maneira de fixar conteúdos e aprender de forma prática.

8 – Variação de conteúdo

A variação de conteúdo é uma das técnicas de estudo que mais geram resultados em pessoas impacientes. De forma básica, o método consiste em intercalar matérias, ao em vez de insistir no mesmo tema por muito tempo.

Porém, é preciso ressaltar que a dica não é fazer muitas tarefas no mesmo período, mas sim, se dedicar a uma disciplina e aos vários assuntos que ela possui. Afinal, misturar muitos temas pode resultar em confusão e pouco entendimento.

Por isso, basta escolher uma matéria, como ciências exatas, por exemplo. Depois, intercale entre os cálculos. A maioria dos estudantes consegue estudar por mais tempo quando utiliza esse método.

9 – Distribuição da prática

Não deixe seus estudos acumularem! O motivo dessa orientação é simples, segundo pesquisas do campo da neurociência, o cérebro humano não tem a habilidade de foco por longos períodos. Na verdade, o máximo de tempo de atenção estimado é de 50 minutos.

Sendo assim, uma das técnicas de estudo mais certeiras é a de distribuição da prática. Ela consiste em montar um cronograma que se baseia nos seguintes fatos:

  • O que é necessário estudar;
  • Quanto tempo você tem até as provas.

Dessa forma, você precisa se programar para estudar aos poucos, separando horários específicos apenas para essa atividade. Além do mais, distribua o que precisa ser aprendido numa escala de 10% a 20% do tempo que você terá. Veja o exemplo logo abaixo:

  • Sua prova acontecerá em 10 dias;
  • Desse modo, estude a matéria, pelo menos, de 2 em 2 dias.

Assim, você terá uma administração dos seus estudos e do seu tempo. Portanto, não haverá nenhum desespero quando as avaliações estiverem chegando.

10 – Organização e concentração

Acima de tudo, a melhor das técnicas de estudo se manter organizado. Por isso, logo no início do ano letivo, separe pelo menos uma hora a cada momento do dia para estudar. Por exemplo, uma pela manhã, uma pela tarde e outra durante a noite.

Assim, nesse curto espaço de tempo, você poderá se concentrar sem estresse. Além disso, ter um bloco de notas, um caderninho ou usar um aplicativo de organização, com certeza irá ajudar você a se planejar melhor.

Por fim, para que você sempre se lembre dos conteúdos, a dica é meditar com regularidade. Pesquisas de psiquiatras e neurocientistas afirmam que a prática contribui para manter a memória em dia.

Siga mais de uma das técnicas de estudo

Cada método possui suas vantagens e contribuem para a vida do estudante. Afinal, foram testados por pessoas que tinham dificuldades em desenvolver uma direção nos estudos. Assim, basear a sua rotina de aprendizado em um deles é essencial.

Desse modo, unir duas ou mais técnicas de estudo é a chave para aprender de forma mais rápida. Sendo assim, escolha as estratégias que mais se encaixam ao seu estilo e bons estudos!

Redação EducaWeb

Nosso objetivo é trazer para você conteúdo de qualidade, com artigos educacionais, de empreendedorismo e muito mais!