Há muito a ser conhecido quando o assunto é ser um líder. Por exemplo, as diferenças desse profissional para um chefe. Além disso, é importante saber quais tipos de liderança existem. Acompanhe a leitura.

O que é ser um chefe?

A princípio, um chefe é aquele que possui responsabilidade e autoridade sobre um grupo de pessoas. Assim, ele existe para garantir que a equipe de trabalho realize todas as funções atribuídas a ela. Uma das principais atividades que esse profissional faz é designar as tarefas de cada trabalhador do time que comanda. Além disso, é comum que ele possua mais conhecimento sobre a área de atuação do que outros funcionários. Outra característica que constitui um chefe é o desejo de alcançar todas as metas a todo custo.

O que é ser um líder?

Agora, com relação a ser um líder, pode-se definir como agir de forma inspiradora e analítica. Então, é comum que esse profissional ordene as funções de cada pessoa, de acordo com as suas competências mais desenvolvidas.

Além disso, a figura de liderança possui uma postura mais democrática, que expressa seus projetos e motivações à equipe, conforme pesquisas, mas também se mostra aberto a sugestões. Por outro lado, ele deseja influenciar as pessoas, sem a intenção de comandá-las. 

Qual a diferença entre o chefe e um líder?

Quanto a diferença entre esses dois, tem-se as distintas relações de poder que cada uma dessas funções exerce. Ou seja, enquanto o chefe aposta na autoridade, o líder usa de uma abordagem democrática. 
Por exemplo, enquanto o primeiro profissional realiza pressão ou vistoria grossa na produção de uma equipe, o segundo investe em um acompanhamento dos serviços e até mesmo atuar junto do time. Estes são os sinais de um bom líder.

Quais os tipos de liderança?

No mundo das finanças e empresas, existem mais que um só modo de ser um líder. Em seguida, conheça uma série de tipos de liderança e veja em qual você se encaixa.

Líder liberal

Esse tipo de gestor deposita confiança nos conhecimentos e desempenho de sua equipe, por isso, apenas direciona o que cada um deve fazer, sem dar muitas orientações ou cobrar tanto os colaboradores.

O resultado desse tipo de liderança mais liberal é o avanço de autogestão entre cada pessoa do time de trabalhadores. Desse modo todos precisam se planejar e agir por conta própria. Logo abaixo, confira algumas vantagens desse modo de administrar:

Além disso, outro benefício de uma abordagem mais liberal, é a diminuição das burocracias de escritório e empresas. Agora, com relação às desvantagens, veja quais são:

  • Possibilidade de baixa produtividade;
  • Funcionários podem se sentir desorientados.

Portanto, essa metodologia de liderança é indicada para equipes mais experientes, que já sabem muito bem sobre suas funções e estão engajadas aos objetivos da empresa.

Líder técnico

De forma geral, as pessoas que ocupam esse cargo, possuem algum certificado técnico ou conhecimento acadêmico sobre o setor no qual é responsável. Por isso, ele conhece a atividade de cada componente da área que conduz.

Em seguida, veja os benefícios que são gerados por meio dessa liderança:

  • O líder se torna uma referência em aprendizado;
  • Os colaboradores o veem como uma inspiração de carreira;
  • É buscado para a resolução de possíveis problemas.

Por outro lado, é possível identificar alguns pontos menos positivos, então, acompanhe a leitura abaixo:

  • Funcionários podem ficar acomodados aos conhecimentos do gestor;
  • A figura de liderança pode ser autoritária ou inflexível;

Por isso, é importante que esse líder trabalhe a empatia e flexibilidade em sua gestão. Outro ponto que também precisa ser adotado, é movimentar os funcionários para descobrirem as informações por si mesmos, sem depender tanto do superior.

Líder carismático

Os pilares do trabalho de um líder carismático são:

  • Engajamento de equipe;
  • Boa convivência entre todos;
  • Usar as emoções a favor da produtividade.

Então, esse tipo de liderança atua de forma que alguns benefícios são vistos em sua equipe, tais como:

  • Resolver conflitos com facilidade;
  • Os funcionários trabalham mais por desenvolverem afeto ao gestor.

Porém, pode-se notar algumas desvantagens quando esse tipo de condução é aplicado, então, confira abaixo:

  • Alguns colaboradores podem confundir o líder como um amigo;
  • Pode ser difícil para o gestor dispensar um funcionário quando necessário.

Além dos tipos listados neste artigo, existem outros modos de liderança, confira:

  • Líder questionador;
  • Democrático;
  • Motivador;
  • Coach;
  • Situacional;
  • Paternalista.

Quais as características de um líder?

Dicas de liderença

Agora, confira 10 características que um líder precisa ter:

  • Honestidade e integridade;
  • Gosto pelo trabalho em conjunto;
  • Confiar e dar poder à sua equipe;
  • Aprendizado rápido;
  • Boa capacidade de tomar decisões;
  • Comprometimento;
  • Ter uma ótima comunicação;
  • Possuir uma visão ampla e objetiva;
  • Ser criativo;

Além disso, é preciso que um líder seja empático e saiba compreender as diferenças de cada componente do grupo.

Como posso desenvolver liderança?

A liderança pode ser definida como um tipo de arte, que se relaciona ao comando e orientação de um grupo de pessoas, para alcançar um objetivo comum no final de cada processo. Assim, uma pessoa pode ser, de forma natural, um líder, sem que conduza uma empresa ou negócio próprio, mas no seu dia a dia, no convívio com seu núcleo social e familiar.
Porém, a principal função da liderança é unir diferentes pessoas e funções, com a finalidade de conquistar algo que trará gratificação para todos. Então, se você deseja ser a pessoa que realiza essas atividades, confira o curso de chefia e liderança e comece a estudar hoje mesmo. Lembrando que após realizar o curso, você poderá emitir um certificado de conclusão e apresentar na sua empresa, o que aumentará suas chances de ser promovido.

O que um líder não deve fazer?

Existem algumas atitudes que podem arruinar a sua carreira como gestor, então, é bom passar longe delas. Por isso, veja quais são as ações que um líder não deve fazer; acompanhe:

  • Querer ser um exemplo acima de tudo;
  • Manipular as pessoas do grupo que conduz;
  • Faltar com sensibilidade ou empatia;
  • Não compartilhar conhecimentos que devem ser expostos com a equipe;
  • Deixar de assumir um erro.

Portanto, é preciso dar atenção à sua postura e ao modo como trata e enxergar seus colaboradores.

Como saber se sou bem visto na empresa?

É importante saber como é a sua imagem no local onde você trabalha. Porém, basta se atentar a alguns pontos abaixo e praticar algumas ações, então, com certeza você será bem visto na empresa.

  • Tenha ética e seja comprometido;
  • Cuide da sua aparência;
  • Cuidado com a maneira como se expressa;
  • Respeite o espaço dos outros;
  • Não faça fofocas;
  • Seja empático;
  • Não deixe de chegar nos compromissos na hora marcada;

Por fim, indica-se o cuidado com a saúde e com a higiene pessoal. Assim, você evita doenças ou situações constrangedoras que podem prejudicar a sua imagem. 

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Redação EducaWeb

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