O trabalho do alpinista em altura é uma atividade que segue a Norma Regulamentadora 35. Nesse sentido, ela existe para cumprir os requisitos mínimos que realizam a proteção das pessoas que atuam nessa área.

Neste artigo, você vai descobrir um guia completo sobre o setor e como funciona essa profissão. Acompanhe a leitura para saber mais.

O que é trabalho em altura?

O alpinismo em altura ou também chamado de alpinismo industrial, é um meio de trabalho que consiste em realizar uma atividade por meio da suspensão por cordas. Além disso, conta-se com equipamentos de segurança, como cinto, capacete, cinta, etc.
Além de ser uma profissão, o alpinismo também é uma prática esportiva, realizada em montanhas ou adaptado para outras versões, como o rapel. 
A grande vantagem de contratar um alpinista, é poder poupar espaço e equipamentos de grande porte na hora da construção. Assim, outro aspecto vantajoso é a agilidade que esses profissionais provocam num processo de obras.

Alpinista em altura: a origem desse trabalho

Em 1930, obteve-se o primeiro dado sobre o alpinismo em altura, durante a construção da Represa de Hoover, entre Nevada e Arizona, nos Estados Unidos. 
Na época, devido à baixa tecnologia, a atividade era realizada com apenas um único fio de sustentação dos trabalhadores. Com isso, muitas mortes acidentais foram registradas. Afinal, não havia equipamento de segurança suficiente para a realização do trabalho.
Logo depois, nos anos 80, esse método de atuação chegou à Europa. A partir disso, a atividade ganhou mais aprimoramentos e meios de realização. Assim, os locais que adotavam a técnica de construção, eram as indústrias do continente europeu.

Por que escolher ser alpinista em altura?

Para quem deseja trabalhar com construções, obras e engenharia num geral, essa é uma profissão ideal. Logo abaixo, confira alguns motivos para ingressar na profissão:

  • É uma atividade requisitada;
  • Pode ser feita sob condições seguras;
  • Processo eficiente e ágil;
  • Não é necessário realizar graduação para ingressar na área.

Como se tornar um alpinista em altura?

A fim de seguir a profissão, é necessário passar por um rígido processo de treinamento. Essa formação deve ser feita numa instituição profissional de acesso por corda. Além disso, o procedimento conta com um preparo psicológico e profissional.

O que é necessário para o trabalho em altura?

Para o benefício e a segurança do profissional em alpinismo industrial, a Norma Reguladora 35 prescreve os seguintes equipamentos de proteção:

  • Cinto de segurança;
  • Escada;
  • Ancoragem;
  • Talabarte;
  • Trava queda;
  • Cadeirinha;
  • Cabos conectores

Além desses itens, os Equipamentos de Proteção Individual (EPI) estão inclusos na lista de protetores dos alpinistas industriais. 

Serviços que o alpinista em altura realiza

As atividades que o alpinista em altura realiza são variadas. Desse modo, elas consistem em:

  • Fazer a manutenção de edifícios;
  • Consertar ou construir pontes;
  • Instalar indústrias;
  • Operar aparelhos metálicos;
  • Fazer a limpeza, pintura e reparos em materiais pesados.

Todos esses serviços são efetuados por meio da suspensão das cordas.

Benefícios do alpinismo em altura

Contratar um alpinista para realizar atividades em altura pode ter diversas vantagens, entre elas estão:

O custo benefício

Como as operações são feitas por pessoas, não é preciso alugar andaimes ou outros meios de alcance. Além disso, também não é necessário contratar os serviços de um montador de máquinas ou elevadores.

Serviço em todos os locais

Há obras que precisam ser feitas em lugares de difícil acesso, ou seja, aparelhos de grande porte não conseguem atingir os objetivos necessários.
Assim, o alpinista em altura pode operar com facilidade, mesmo em locais complicados. 

Operações versáteis

Se for necessário, o alpinista pode lidar com torres, edifícios altos e outras instalações que muitas profissões não conseguem adequar suas atividades.

Norma Regulamentadora 35 – o papel das empresas

A Norma Regulamentadora 35 ou simplesmente NR 35, confere segurança para os trabalhadores envolvidos com as alturas. Todos os trabalhos executados acima de 2 metros de altura são considerados arriscados e devem seguir a norma. 
O regulamento é estabelecido por lei, devido ao grande número de mortes acidentais nessas atividades. Ou seja, a regra foi instituída para evitar essa parcela preocupante de casos. 
Assim, as empresas devem assegurar condições seguras que sigam a NR 35, e oferecer aos trabalhadores:

  • Um período de treinamento;
  • Capacitar os profissionais de forma adequada;
  • Equipamentos de proteção;
  • Equipe de pronto socorros;
  • Planejamento das atividades de forma antecipada.

Porém, não cabe somente às empresas contribuírem com a segurança dos empregados. A seguir, confira as recomendações que os trabalhadores devem realizar.

NR 35 – o papel dos trabalhadores

Os requisitos que a Norma Regulamentadora 35 exige dos funcionários são:

  • Realizar de forma segura o que foi aprendido no treinamento;
  • Analisar os riscos e cessar as atividades, caso seja muito arriscada;
  • Cuidar da própria segurança e colaborar com os colegas.

Para ficar ciente de todas as diretrizes da NR 35, é recomendável fazer o curso básico da área. Afinal, é gratuito, totalmente online, conta com a orientação de tutores e ao fim do processo, você emite o seu certificado

Qual salário de um alpinista industrial?

Segundo a plataforma GlassDoor, o salário médio nacional de um Alpinista Industrial é de R$ 2.197 por mês. Claro que este valor varia conforme a cidade e existem diversos benefícios e adicionais, como o de periculosidade.

Agora, conheça algumas das dúvidas mais comuns de quem deseja trabalhar em altura:

Pode trabalhar sozinho em altura?

Deve-se evitar trabalhar sozinho. Os profissionais até podem trabalhar em altura por si próprios, mas pelo menos uma pessoa com treinamento de primeiros socorros deve estar presente no local de trabalho e equipada adequadamente, garantindo assim a segurança do trabalhador e demais pessoas ao redor.

O que devemos fazer antes de iniciar um trabalho em altura?

  1. Verifique se o equipamento é estável e forte para suportar o peso do trabalhador;
  2. Fornecer proteção e equipamentos adequados para evitar a queda de objetos;
  3. Garantir que o equipamento correto usado para trabalhar em altura seja mantido de maneira adequada e verificado regularmente;
  4. Ser aprovado no treinamento e nas informações necessárias para garantir que todos os envolvidos em operações em alta altitude sejam competentes;
  5. Escolher o EPI(equipamento de proteção) que melhor se adapta ao tipo de trabalho que será executado.

Quais são as condições impeditivas para trabalho em altura?

São condições que prejudicam a execução ou continuidade dos serviços e que pode colocar em risco a integridade física dos profissionais envolvidos.

Quais são as principais atividades realizadas por um alpinista de altura?

As principais atividades exercidas por esses profissionais são:

  • Limpeza de janelas, fachadas, calhas e telhados
  • Obras em fachadas de prédios residenciais e comerciais
  • Manutenção de antenas de transmissão
  • Montagem e desmontagem de andaimes
     

Faça o curso básico de NR 35

A EducaWeb oferece a oportunidade de você estudar as bases da Norma Regulamentadora 35 e ficar por dentro de todos os aspectos legais relacionados a ela. 
Dessa forma, se o seu objetivo é operar como um alpinista em altura, é essencial possuir um conhecimento abrangente sobre o assunto. Afinal, o assunto é a sua segurança durante a realização das atividades. 
Portanto, matricule-se no curso básico de NR 35 e conheça tudo o que é preciso para ingressar na profissão. 

Redação EducaWeb

Nosso objetivo é trazer para você conteúdo de qualidade, com artigos educacionais, de empreendedorismo e muito mais!