Poderíamos ter pensado que isso duraria apenas pelo tempo de quarentena, mas não! O malabarismo entre o ensino presencial e o ensino à distância está se tornando uma realidade para um número cada vez maior de alunos. 

Por isso surgem várias questões, como manter o foco nos estudos em casa? Como organizar seu espaço e tempo? E, acima de tudo, como não desistir das relações sociais? Aqui estão algumas respostas a essas perguntas que você pode fazer a si mesmo.

Configure um espaço de trabalho

Mesmo que você more em algum apartamento ou casa pequena, este é o primeiro passo e é obrigatório. Você precisa de um espaço dedicado a estudos, mesmo que isso signifique investir em uma pequena mesa removível que servirá de escritório.

Porque quando você fica em casa, é óbvio que o sofá, o console ou a geladeira vão tentar vigiá-lo constantemente, sem esquecer, é claro, da sua cama em caso de um pequeno cansaço.

Uma escrivaninha ou mesa, seu computador, suas aulas e anotações, algumas canetas e pronto! Não guarde nenhuma fonte de distração neste espaço. Também significa desligar seu celular, para que você não fique tentado a olhar para ele a cada três minutos.

Faça do seu computador um aliado de trabalho

Você certamente pode retrucar que em termos de fonte de distração, o computador pode se tornar um campeão em todas as categorias. É verdade. Entre notificações de redes sociais, os últimos vídeos do YouTube, sites de compras, desistimos rapidamente do vídeo do professor para ver o que está acontecendo em outros lugares da rede. 

Lembre-se de que o computador é apenas uma ferramenta que você pode configurar. Uma ideia é criar dois escritórios para você separado, um dedicado exclusivamente ao trabalho, o outro para o restante. 

Desative as notificações também. E se realmente sente que não vai conseguir resistir às tentações, opte por uma extensão como o WasteNoTime que lhe permite nomeadamente limitar, por um determinado período de tempo, o acesso a determinados locais e definir horários de trabalho.

Encontre o seu ritmo e mantenha-o. Desta forma, você conseguirá manter o foco nos estudos em casa.

  • Divida suas avaliações em sequências de no máximo 30 a 50 minutos. Entre cada sequência de trabalho, faça uma pausa, aproveite a oportunidade para tomar um pouco de ar fresco.
  • Conheça o limite de sua concentração e reconheça quando estiver exausto. Não lute contra a fadiga.
  • Para revisar de forma eficaz, você precisa gastar tempo onde for realmente necessário.
  • Crie um cronograma de revisão para melhor se organizar e definir seu trabalho por mês, semana e dia. Você vai economizar muito tempo e reduzir muito o seu estresse.  
  • Fazer pausas é tão importante quanto focar nos estudos. O cérebro responde melhor quando você faz uma pequena pausa a cada hora.
  • Estude durante as horas em que for mais eficiente, você memorizará muito mais rápido.
  • Não revise no último momento. Isso é ineficaz.
  • "Não deixe para amanhã o que você pode fazer no mesmo dia".
  • Tenha um estilo de vida saudável: alimente-se de forma saudável, beba água, durma bem e faça exercícios, e para manter a calma: respire e relaxe.

A autodisciplina também é um estado de espírito

Motivação, concentração… Para atingir este estado de espírito favorável ao estudo em casa, existem algumas chaves. Uma boa postura ajuda você a respirar melhor, oxigenar seu cérebro e se concentrar. Certifique-se, novamente, de interromper qualquer coisa que possa desmotivá-lo. 

Por exemplo, um espaço de trabalho limpo e arrumado à noite o ajudará a voltar com o pé direito na manhã seguinte. Você pode até praticar a visualização imaginando, na véspera e de manhã, a sua jornada de trabalho nas boas condições que criou.

Estudos em Casa

O segredo é planejar

Você encontrou o seu ritmo, está no estado de espírito certo, o próximo passo para ser eficaz nos estudos em casa é o planejamento. Sobre o que é isso? Simplesmente planeje seus dias de hora em hora, dependendo das aulas e do trabalho a ser feito. 

Não se esqueça, claro, de cortar a jornada de trabalho com momentos de descanso, a cada duas horas por exemplo: refeições, relaxamento, passeios (é importante respirar regularmente), etc. 

A boa notícia é que isso lhe dá mais flexibilidade. É recomendável um pequeno período de cochilo, de no máximo 20 minutos: é excelente para a produtividade! 

Em termos de planejamento, você também pode optar por uma lista de tarefas preparado pelo menos um dia antes. Uma mente menos desordenada promove o sono. Você perceberá a satisfação que sente realizar as tarefas que planejou durante o dia.

Manter relações sociais

Estudar em casa não significa viver na condição de eremita, muito menos na era das novas tecnologias. Manter relações sociais é fundamental para sua saúde mental! 

Marque um encontro à noite com seus amigos, trabalhe com seus colegas por meio de um grupo de mensagens, essas são soluções simples. 

Mas você pode facilmente convidar alguém para vir e compartilhar seus dias de estudo, mesmo se essa pessoa não estiver estudando na mesma área que você. O principal é que ela está no mesmo estado de espírito.

Conclusão

Para manter o foco nos estudos em casa é necessário disciplina. Este é o ponto de partida para o sucesso. Além disso, você deve estar motivado para atingir seus objetivos pessoais dentro do estudo, assim como no trabalho. 

Estudar em casa realmente não é uma tarefa fácil, considerando as diversas distrações que podem nos tirar o foco. Porém, com um bom planejamento, você se afasta e se adapta a este novo modo de estudar e ser muito produtivo! 
 

Redação EducaWeb

Nosso objetivo é trazer para você conteúdo de qualidade, com artigos educacionais, de empreendedorismo e muito mais!